terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Escola SESC é inaugurada no Bairro Santo Antônio


Módulo escolar vai atender 160 crianças a partir dos três anos de idade. Aulas iniciaram nesta segunda-feira.
 Assessoria CDL

Agora boa parte das crianças que moram no bairro São Pedro tem uma nova escola para estudar. Foi inaugurada neste domingo, 24, o primeiro módulo da Unidade Oeste, a Escola Sesc, em Barreiras.

Jackeline Teixeira Santos, tem seis anos de idade, é uma das alunas do módulo fundamental e moradora do bairro Santo Antônio, ela demonstra sua empolgação em ser uma das alunas da Escola Sesc. “A minha escola é bonita, gostei muito!”

O módulo educacional do SESC tem 1.600 m² e capacidade para atender a 160 crianças a partir dos três anos de idade. “A instituição faz parte do projeto Programa de Comprometimento e Gratuidade - PCG do SESC. Atenderemos as crianças que forem filhos de comerciários e também de baixa renda”, salienta a supervisora da Educação Infantil, Lenir dos Santos.

Atualmente são 10 turmas divididas em dois módulos. O infantil para crianças com até cinco anos de idade e o fundamental, para crianças com até 10 anos de idade. As aulas são realizadas no turno da manhã e também à tarde.

Solenidade – Na solenidade realizada ontem (24), estavam presentes o vice-presidente do Sistema Fercomércio Bahia, José Carlos Lima, a diretora regional do Sesc Bahia, Célia Batista, ex-presidentes e diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras, o Prefeito de Barreiras Antônio Henrique, autoridades e outros representantes da sociedade civil organizada.

Durante o discurso de agradecimento o vice-presidente do Sistema Fercomércio Bahia, José Carlos Lima, salientou a importância da escola para Barreiras e anunciou o prazo para o fim das obras do SESC. “A escola vem para contribuir na educação local. A comunidade de Barreiras está de parabéns por ter uma unidade SESC desse quilate. Dentro de 90 dias toda a área de esporte e lazer estará funcionando, para atender as necessidades dos comerciários no bairro São Pedro”.

A instalação do SESC em Barreiras foi uma bandeira levantada pela CDL e defendida pela diretoria durante cerca de vinte anos. Fato este, priorizado pelo Plano Diretor de Investimentos, que norteia a expansão física das Unidades no Estado, em localidades de grande concentração de empresas do Comércio. O Centro de Atividades de Barreiras tem parceria com o Governo Municipal. O terreno foi doado pela Prefeitura quando Saulo Pedrosa era prefeito de Barreiras. Desde o início das obras, a diretoria da CDL realizou diversas visitas ao local das edificações, onde puderam conferir a evolução de toda estrutura.

“Essa é uma grande conquista da CDL. É um projeto que existe há 20 anos e agora estamos começando a concretizar. O SESC contribuirá diretamente para a saúde, educação, cultura e lazer dos comerciários locais”. Acrescenta Alberto Celestino, Presidente da CDL de Barreiras.

Já o prefeito de Barreiras fala das possibilidades de crescimento com a vinda do SESC para a cidade. “O Sesc representa o trabalho árduo de muita gente, em especial da CDL que lutou para que a unidade viesse para Barreiras. Com certeza a iniciativa fortalece o município como uma cidade empreendedora da formação educacional”. Finaliza o prefeito.

Estrutura - O SESC de Barreiras está sendo construído numa área de 16 mil metros quadrados. O investimento é de 15 milhões de reais. Mais da metade da obra já foi feita.

São 8.100 metros quadrados de área construída, que vão ser ocupados por um teatro para 300 pessoas, uma piscina para adultos e uma para crianças; 2 campos de futebol. A quadra poliesportiva já foi coberta. O local também vai servir como área de shows, com capacidade para 800 pessoas.  Mais de 200 operários trabalham na construção. Todas as etapas estão sendo cumpridas dentro do cronograma.

Tem ainda lanchonete, e módulos de salas de aula, consultórios odontológicos e espaço de convivência. A ação social do SESC se divide em cinco campos: educação, saúde, assistência, cultura e lazer; e é voltada, principalmente, para os trabalhadores do comércio.