terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Escolas da rede pública já podem inscrever alunos na Olimpíada de Matemática deste ano


As inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2013 estão abertas desde o dia 18 de fevereiro e seguem até o dia 5 de abril para que as escolas da rede pública possam inscrever os alunos para o concurso.

A iniciativa tem o objetivo de estimular a revelação de alunos com grande aptidão nesta ciência, e para isso a Obemep está divida em três níveis. São eles:

    nível: alunos do 6.º e 7.º anos do ensino fundamental;
    nível: alunos do 8.º e 9.º anos; e
    nível: alunos do 1.º ao 3.º ano do ensino médio.

O cronograma prevê a aplicação de provas da primeira etapa no dia 4 de junho, em horário a ser definido pela própria escola. Os alunos que obtiverem melhor desempenho serão classificados para a segunda fase, agendada para o dia 14 de setembro, às 14h30 – horário de Brasília. A divulgação dos vencedores deve ocorrer no dia 29 de novembro.

Em 2012, mais de 19 milhões de alunos de 46.728 escolas participaram da competição, e a expectativa dos organizadores é de que este ano aproximadamente 20 milhões de estudantes de todo o país participem.

Idealizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) desde 2005, a Olimpíada prevê premiar 6 mil alunos com medalhas, em que 500 são de ouro, 900 de prata e 4.600 de bronze. Outros 46.200 alunos ganharão menções honrosas. Na edição deste ano, serão lançados clubes de matemática para disseminar o estudo da disciplina no país e incentivar o desenvolvimento intelectual dos alunos.

Inscrições aqui