quinta-feira, 16 de maio de 2013

Luís Eduardo: Prefeitura realiza projeto finalístico na educação



Na segunda-feira,13, a prefeitura por meio da Secretaria de Educação e através da Gerência de Educação Esportiva iniciou a 13ª  Olimpíadas Intercolegiais de Luís Eduardo Magalhães (Oilem).

A cerimônia de abertura foi na quadra Dioclécio Severino Ramos, na Escola Municipal Ottomar Schwengber. O prefeito Humberto Santa Cruz prestigiou o evento, acompanhado do vice Marcos Alecrim, a equipe de secretários municipais, vereadores. Participaram 25 escolas, municipais, estaduais e particulares, totalizando 5000 alunos, em especial a equipe da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Este evento é resultado do trabalho dos professores de educação física da rede municipal, e  atividades do Projeto Semeando o Futuro. A Oilem tem o objetivo de promover o desporto educacional, além de promover a integração entre as escolas participantes, através das modalidades esportivas de futsal, futebol society, vôlei, vôlei de areia, handebol, basquete, atletismo, tênis de mesa, xadrez, natação, jiu-jitsu, judô, capoeira, ginástica rítmica e boliche. 

O prefeito Humberto Santa Cruz e a secretária de Educação, Verinha Stresser, recepcionaram as delegações escolares compostas pelos atletas, professores e demais colaboradores. Os jogos iniciaram com competição de natação no Clube Rio de Pedras dia 14 e finalizam no dia 23 de maio. Este ano a Oilem será divido em duas etapas, uma no primeiro semestre e a outra em agosto.

Novos talentos - Em discurso a secretária de Educação, Verinha Stresser disse, “ o esporte é uma ótima maneira de educar o jovem e desviar do caminho das drogas. O Projeto Semeando o Futuro é a uma maneira de incluir qualquer estudante, seja da rede pública ou particular e descobrir novos talentos na cidade”. 

Em ato solene, os alunos cantaram o hino nacional e municipal. Fizeram um juramento do verdadeiro espírito do esporte e depois os alunos do Colégio Municipal Ângelo Bosa, Diego Silva Santos e Rafaela Lima, acenderam a tocha olímpica como marco da abertura dos jogos.

Os alunos do Projeto Semeando o Futuro fizeram apresentações, das modalidades ensinadas pelos professores e depois o grupo “Ginaloucos” do Mato Grosso do Sul se exibiu mostrando uma maneira diferente de jogar basquete. O grupo de desempenho arrojado, se apresenta a três anos  nos intervalos dos jogos de basquete mais importantes do Brasil.

A estudante Camila Freitas,13 anos estudante do nono ano da Escola Monteiro Lobato comentou, “é divertido quando reúnem todas escolas, eu participo do time de vôlei e nossa escola treinou bastante, queremos ser os campeões”, animou-se a estudante ao lembrar da competição ano passado.

Lazer, inclusão social e política pública - O prefeito Humberto Santa Cruz abordou a importância de o jovem competir de maneira saudável e como a prefeitura favorece o desenvolvimento humano, “ este ano inauguraremos mais seis quadras esportivas cobertas, para a juventude da cidade com o objetivo de proporcionar lazer, recreação e melhor qualidade de vida. E ano que vêm teremos o prazer de realizar a abertura da 14º Oilem em uma dessas novas quadras”.

O governo municipal  além de proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer, que englobam todas faixas etárias e pessoas portadoras de deficiência, estimula a convivência social, a formação de futuros professores e possíveis lideranças dentro da comunidade. Baseado nessas questões o esporte no município é tratado como política pública e de direito de todos. (Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães - ASCOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário