segunda-feira, 11 de março de 2013

Luís Eduardo: Município realiza inclusão social



Luís Eduardo Magalhães  continua investindo na saúde, o município dispõe do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS 1, voltado aos cuidados da saúde mental. O CAPS 1 é um serviço  aberto a qualquer membro da comunidade, uma maneira de substituir antigos métodos de tratamento psiquiátrico.  As ações, geralmente vão além da estrutura física locais. Os profissionais preocupados com o paciente vão em busca de uma solução e métodos que integram o usuário, de acordo com sua cultura, sua maneira de viver e condições que se encaixam na sociedade.

O CAPS 1 Gislaine Gado, atende a comunidade desde 29 de fevereiro de 2012, possui uma equipe com duas psicólogas, uma enfermeira, uma assistente social, uma médica, um terapeuta ocupacional, um educador físico, um fonoaudiólogo, uma técnica em enfermagem. Esta equipe é responsável por elaborar o Projeto Terapêutico Singular, que define e direciona o tipo de tratamento de cada paciente, que dependerá de cada caso, podendo ser intensivo, semi-intensivo ou não-intensivo  .

O CAPS 1 trabalha em parceria com toda rede de saúde municipal, prestando assistência integral a saúde dos pacientes e seus familiares. Em dezembro do ano passado o CAPS 1 atendeu 180 pacientes refletindo uma média de 18 pacientes novos por mês.

Atualmente o CAPS 1 atem 220 atendimentos efetuados e  80 pessoas com acompanhamento diário. Todos esses pacientes  recebem atendimento de enfermagem, psicólogo e psiquiatra tendo um diagnóstico multiprofissional. Muitos são encaminhados a postos de saúde e a Policlínica Municipal, por se tratar de transtornos leves  que não afetam de forma severa o funcionamento da vida dessas pessoas.

O CAPS 1 Gislaine Gado, completou um ano de existência, apresentando resultados significativos de melhoria na qualidade de vida dessas pessoas. O prefeito Humberto santa Cruz ressalta “ vamos continuar trabalhando pela saúde da população e investir em mais infraestrutura para área da saúde na cidade”. (ASCOM - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES)