quarta-feira, 20 de março de 2013

Luís Eduardo: Na batalha contra a Dengue



A Secretaria Municipal de Saúde através da Diretoria de Vigilância em Saúde de Luís Eduardo Magalhães realizou na segunda-feira, 18, uma passeata de sensibilização em relação a importância de combater o mosquito transmissor da Dengue. A caminhada reuniu cerca de 40 pessoas e partiu do centro até o bairro Mimoso I. 


Nas atividades do Núcleo de Endemias o combate ao mosquito Aedes Aegypti está inserido no Programa Nacional de Controle de Dengue. Um dos principais pontos a ser trabalhado com a população é a prevenção. Ao longo do ano ações educativas em escolas, residências, instituições públicas e privadas são desenvolvidas com os moradores.

A caminhada aproxima  a população do problema, que é a Dengue. Enquanto muitas pessoas conseguem prevenir a reprodução do mosquito nas residências, não deixando água acumulada, boa parte da população desconhece o quanto é importante colaborar com os órgãos responsáveis. Os ovos são muito resistentes e sobrevivem vários meses e em contato com a água rapidamente inicia seu ciclo de vida. José Ferreira, fiscal sanitário afirma que está sendo um trabalho reconhecido pelos moradores, “é visível a preocupação dos moradores em não deixar água acumulada. A  intenção é que a comunidade se torne um parceira no combate ao Aedes Aegypti”.

Nas unidades básicas de saúde dos bairros, todos os casos e suspeitas de Dengue são notificados e encaminhados para a Vigilância Epidemiológica-VIEP. Depois de analisar os dados a equipe vai até o bairro em risco e realiza o controle, ora com aplicação de larvicida em locais com água parada, ora com o Fumacê com a aplicação espacial de inseticida.

A VIEP realiza periodicamente o monitoramento da Dengue no município. De primeiro de janeiro a 19 de março foram notificados 152 casos de dengue, entre eles 59 confirmados laboratorialmente e 93 descartados até o momento. De acordo com a diretora interina de vigilância em saúde, Luziene de Souza Silva “ a situação está controlada, não tivemos nenhum caso de Dengue hemorrágica no município”.

Neste processo de combate a reprodução do mosquito é importante a colaboração de toda população. Não deixem que vasilhames, pneus, latas ou quaisquer objetos acumulem água, principalmente em épocas de chuvas constantes. A batalha contra a Dengue pode ser vencida, basta fazer sua parte. (Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães – ASCOM)