quinta-feira, 21 de março de 2013

Luís Eduardo: Prefeitura adota práticas sustentáveis



O prefeito Humberto Santa Cruz, em reunião com secretários municipais, na última terça-feira,19, autorizou a implantação da Agenda Ambiental A3P nas repartições de todas esferas do governo municipal. Essa agenda é um programa coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente que se propõe implementar uma gestão ambientalmente saudável nas atividades administrativas e operacionais dos órgãos públicos, com adoção de tecnologias ecoeficientes e mais limpas, que poupem matéria-prima, energia e recicle seus resíduos.

A adoção de critérios ambientais na administração pública objetiva reduzir os impactos ambientais de suas ações, projetos e programas. Também visa contribuir para a mudança dos padrões atuais de produção e consumo da sociedade rumo à sustentabilidade socioambiental.

A inserção de critérios ambientais vai desde  o reaproveitamento de folhas de ofício nas repartições, adoção de copos não descartáveis, revisão de investimentos, até a gestão adequada de todos os resíduos gerados nas suas atividades, passando pela melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

De acordo com o prefeito Humberto Santa Cruz “nossa cidade passa por constantes mudanças, o governo deve dar exemplo para órgãos públicos e privados. Com a implantação da Agenda Ambiental A3P, nesse primeiro momento vamos promover a reflexão sobre os problemas ambientais, estimulando as atitudes para o uso racional dos recursos naturais além de mudar alguns hábitos que promovem algum tipo de degradação ambiental”.

A adoção dessa nova cultura institucional implicará na geração de energia de recursos naturais e institucionais e por isso, a redução de gastos do governo. Somente através de uma visão estratégica, que busque o desenvolvimento de tecnologias limpas, a redução de resíduos na origem e substituição gradativa de insumos tóxicos, pode-se garantir uma resposta econômica, ecológica, social e efetiva das organizações. (Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães - ASCOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário