quinta-feira, 25 de abril de 2013

Formosa: Juventude participa de Audiência Pública na Câmara de Vereadores


Com faixas e carro de som, jovens e representantes de entidades civis organizadas chegaram em caminhada e ocuparam o espaço da Câmara de vereadores para participar nesta quarta-feira (24/abr), da audiência “A participação da Juventude na Política e a busca por melhores perspectivas”.

Participaram também, o padre João Francisco, o conselheiro tutela, Aelson Ferreira, o vice-prefeito, Gerson Bonfantti, o vereador Zé de Zuza, o vereador Jonas Batista e o Vereador Gillian Rocha.


O evento é um espaço importante para debater as pautas de luta dos jovens, é o que afirmou Larissa Rocha, integrante da Pastoral da Juventude. “Ocupar e estabelecer espaços de diálogo com o poder público é de fundamental importância para garantir as políticas públicas necessárias para os jovens. Hoje, os jovens tem a oportunidade de se expressar e expor as suas principais reivindicações. Precisamos construir assegurar diálogo constante onde os jovens possam ser ouvidos. Os jovens estão organizados e sempre estiveram lutando por uma sociedade justa e inclusiva”.


Posicionando-se sempre de maneira engajada, os juvenis fizeram encenações teatrais, recitais poéticos e monólogos, protestaram pela ausência de secretaria da juventude, espaços para lazer e cultural.

“Não podemos mais aceitar essa omissão, recursos que seriam destinados ao nosso bem estar e desenvolvimento, simplesmente retornaram por falta de compromisso. Já ronda pela cidade uma piada de quem apresentar foto do “Homi bom” receberá o prêmio de R$ 1.000,00”, disseram.

Próximo ao final do evento, a coordenação do movimento Jovem de Formosa do Rio Preto, questionou a ausência da maior parte das autoridades municipais, fazendo chamada e desferindo vaias, em coro bradaram palavra de ordem aos ausentes: “Não se importa com a juventude!”

O presidente da câmara, vereador Gillian Rocha, agradeceu a valiosa participação da juventude e assumiu compromisso de lutar para que o município tenha efetiva política de atenção aos jovens. “A nossa intenção é justamente aproximar a câmara com os cidadãos. Hoje temos uma câmara independente e que avança de encontro às causas e necessidades de todos os que aqui moram. A criação de uma secretaria é de competência do prefeito, mas tenham certeza que assim que o projeto der entrada nessa casa, iremos dar prioridade e aprovar a sua criação. Vamos procurar o executivo para tratar do tema”, disse o edil.

“Solicitei aos vereadores, Pilosão, Meletinha e Netinho para que fossem a Brasília no sentido de conseguir agenda com o ministro dos esportes, Aldo Rebelo. Nós não aceitamos que um projeto com a importância da Praça da Juventude e amplamente disputado na região oeste seja devolvido ao governo Federal”, concluiu Gillian.

O padre João Francisco finalizou o evento proferindo benção a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário