quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Índios que vivem isolados na Amazônia são filmados pela primeira vez

Blog Oeste Global, com informações da EBC e Funai

Índios da tribo Kawahiva, que vive completamente isolada da civilização, na divisa do Mato Grosso com Amazonas, foram filmados pela primeira vez por sertanistas da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Os nove integrantes da tribo, entre eles duas crianças, foram flagrados no meio da mata enquanto caminhavam de uma aldeia para a outra. Eles andam nus, são nômades e mantêm uma língua indígena própria, já que sempre viveram isolados. Os homens são guerreiros e as mulheres são responsáveis por carregar o que recolheram na floresta, além de dar colo para os filhos.

Até conseguirem filmar os Kawahiva, os sertanistas só tinham indícios da existência deles. Durante 20 anos, várias expedições foram realizadas na região, onde foram encontrados acampamentos provisórios e objetos produzidos pelos índios, que sempre andam com arcos e flechas nas mãos.

De acordo com os funcionários da Funai, o futuro dos Kawahiva está ameaçado pela proximidade da civilização, já que o “homem branco” vem ocupando áreas cada vez mais próximas aos territórios em que a tribo se estabelece. Clique aqui e assista o vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário